terça-feira, julho 15, 2003

JULAD, CEAs/UCAM e OEA organizam II Curso Regional OEA sobre Democracia e Gerência Política em Joinville


A Juventude Latino-Americana pela Democracia (JULAD), a Fundação Konrad Adenauer (KAS), o Centro de Estudos das Américas da Universidade Candido Mendes (CEAs/UCAM) e a Escola de Empreendedores das Américas (EEA) realizaram entre os dias 06 e 14 deste mês, o II Curso Regional OEA sobre Democracia e Gerência Política para Jóvens Líderes Políticos do MERCOSUL.
O curso trouxe a cidade de Joinville/SC um grupo de 53 jóvens lideranças emergentes dos mais representativos partidos políticos do MERCOSUL que participaram de uma metodologia de trabalho inovadora para a abordagem do tema, desenvolvida em parceira com a The Graduate School of Political Management da The George Washington University (GSPM/GWU).
Entre as atividades desenvolvidas destacam-se a realização de um jogo eleitoral, a simulação de uma mesa de negociação com grupos de interesse antagônicos e um media training baseado em debate eleitoral.
Para além das ferramentas e técnicas para exercício da política, os participantes refeltiram ainda sobre o estado da democracia no continente e o papel dos partidos e das lideranças políticas, apresentando ao final do programa um projeto de desenvolvimento de liderança pessoal a ser tutorado por consultores das entidades organizadoras durante um ano.
A JULAD/Brasil, através de seu Vice-Presidente , o economista Silverio Zebral, responsabilizou-se pela coordenação acadêmica da atividade e pelas atividades de tutoria e seguimento do curso, que incluirão a edição de um CD-Rom interativo que permita um regime de estudos à distância.
A iniciativa contou ainda com o apoio da Organização Democrata Cristã das Américas (ODCA), Instituto Tancredo Neves (ITN), Instituto Teotonio Vilela (ITV) e Fundação Ulysses Guimarães (FUG).