segunda-feira, setembro 22, 2003

JULAD, KAS e UNESCO realizam Agenda Jovem 2003 em Belo Horizonte

A Juventude Latno-Americana pela Democracia (JULAD/Brasil) e a Fundação Konrad Adenauer (KAS), com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais realizarm neste final de semana, o Agenda Jovem 2003, que neste ano teve como eixo temático "Juventude e Participação Política".
O evento ocorreu entre os dias 19 a 21 de setembro, na cidade de Belo Horizonte / MG, no âmbito de nosso programa conjunto KAS-JULAD de formação política.
A abertura contou com a presença do Dr. Antonio Anastsia, Secretário de Estado de Planejamento, representanto o Governador Aécio Neves, que ofereceu uma conferência sobre o Estado brasileiro e a democracia efetiva.
Na oportunidade, o Presidente Nacional da JULAD, Dr. Silverio Zebral saudou as lideranças dos diversos segmentos jovens presentes, enfatizando o duplo papel da JULAD/Brasil: contribuir para a formação de novas lideranças políticas comprometidas com a democracia, o Estado de Direito, a economia de mercado, a equidade social e com a ética na vida pública.
Dando continuidade os esforços iniciados com o Agenda Jovem 2002 (realizado no Rio de Janeiro, em junho daquele ano), o Agenda Jovem 2003 consolidou-se como o mais amplo fórum de discussão do segmento político juvenil brasileiro reunindo as principais lideranças das juventudes partidárias organizadas, jovens parlamentares, instituições multilateriais e e organizações da sociedade civil envolvidas com temas afetos à juventude.

Nas sessões plenárias, os particpantes foram chamados à discutir e relatar experiências acerca das principais necessidades sócio-econômicas, políicas e culturais da jovens de baixa renda nas grandes cidades e no campo.
Posteriormente, os participantes organizaram-se em 3 grupos de trabalho distintos: Movimento Estudantil, ONG´s e Governo e procederam à uma análise DAFO para implementação de estratégias de implementação de políticas públicas atrvés de cada um deste atores. Os resultados dos GTs e as principais recomendações do Agenda Jovem 2003 serão objeto de publicação pela Fundação Konrad Adenauer, em sua série Cadernos Adenauer.
No esforço de incorporar às dicussões de uma agenda nacional de políticas públicas destinadas ao segmento jovem temas e visões latino-americanas, o Agenda Jovem 2003 contou com o apoio da Unidade para a Promoção da Democracia da Organização dos Estados Americanos (UPD/OEA), da UNESCO-Brasil e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, através do programa BID Juventude.