sexta-feira, junho 17, 2005

JULAD co-organiza III Pós-Diplomado ODCA-KAS sobre Reformas Políticas e Neopopulismo na América Latina

Encerrou-se nesta sexta-feira, o II Pos-Diplomado ODCA-KAS que neste ano de 2005 enfocou o tema "Reforma Política y Neopopulismo en América Latina".
A 2a. edição do Diplomado ODCA-KAS teve lugar entre os dias 06 e 12 de junho de 2005, na cidade do Rio de Janeiro e contou com a participação de 40 lideranças de partidos políticos filiados a Organização Democrata Cristã das Américas (ODCA). O Partido da Frente Liberal (PFL) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) estiveram representados pelos membros da JULAD/Brasil e diplomados ODCA, Alexandre Gumarães (JULAD/MG), Juliano Borges (JULAD/Presidente Prudente), Hélio Márcio (JULAD/Macaé), Luis Henrique Vasconcelos (JULAD/MG) e Reinaldo Galo (JULAD/RJ).
O Presidente Nacional da JULAD/Brasil, Silverio Zebral, participou da mesa de abertura destacando os riscos do neopopulismo para a região e o papel da formação de novas lideranças políticas democráticas que venham compromissar-se a combater este tipo de prática. Estiveram presentes à abertura do Dep. Vilmar Rocha, vice-presidente da ODCA e presidente do Instituto Tancredo Neves - PFL; o Dep. Márcio Fortes, Secretário de Relações Internacionais do PSDB e o Dr. Wilhelm Hofmesiter, Diretor da Fundação Konrad Adeanauer no Brasil.
O programa teve como destaque a particpação do Dr. Jonh Suarez, Diretor Executivo do Directorio Democratico Cubano (www.directorio.org) que apresentou o estudo de caso "Neopopulismo como Herramienta de Legitimación de Régimens Totalitários: el caso de Cuba".