segunda-feira, outubro 03, 2005

JULAD/MG realiza 3a. etapa da ELAJ 2005 em Belo Horizonte

CONVOCATÓRIA REGIONAL
A Escola de Líderes Adenauer – JulaD (ELAJ 2005) chega a Minas Gerais como uma iniciativa importante no campo da qualificação das lideranças políticas locais oriundas das mais variadas áreas de atuação, e terá como foco principal a capacitação dos atores visando oferecer subsídios técnicos para um efetivo desenvolvimento de ações sociais práticas voltadas para o público jovem, respeitando os valores democráticos, os direitos humanos, a diversidade e o pluralismo
A Escola de Líderes Adenauer – JulaD em Minas Gerais é uma realização conjunta da Juventude Latino-Americana pela Democracia - Seção Minas Gerais (JULAD/MG), da Fundação Konrad Adenauer (KAS) e do Instituto Teotonio Vilela (ITV/MG).
Objetivos: O encontro tem os seguintes objetivos: a) divulgar os ideais das instituições organizadoras – JulaD / KAS / ITV ; b) qualificar as lideranças participantes disponibilizando conhecimentos teóricos e práticos para o bom desempenho de todos no âmbito de suas comunidades e instituições; c) informar os participantes sobre os processos relacionados com a construção da Política Nacional de Juventude no Brasil; sobre a agenda programática das Agências do Sistema ONU e demais instituições parceiras e sobre propostas das Organizações e Movimentos de Juventude; d) informar os participantes sobre a importância do Terceiro Setor, a legislação aplicável e as possíveis fontes de financiamento; e) divulgar ações de Responsabilidade Social voltadas para a população em geral; f) criar uma ambiência de diálogo para análise e reflexão coletivas, com a criação de espaços para a troca e aprofundamento de idéias; e g) realizar a discussão em Grupos de Trabalho temáticos para priorização e pactuação de ações e diretrizes voltadas para a construção de projetos a serem desenvolvidos pela JulaD em Minas.

Formato e Data: O curso de formação será realizado nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2005, na modalidade presencial, e em sistema de imersão completa de final de semana em Belo Horizonte, com duração de 3 (três) dias, e destinado aos membros, futuros membros da JulaD/MG e convidados.

Temas Abordados: Os temas abordados respeitarão parte da temática proposta pela ELAJ, girando em torno do eixo "Democracia e Políticas Públicas". Porém, assuntos conjunturais nacionais e internacionais entrarão em pauta, bem como abordagens práticas que sirvam para o desenvolvimento de projetos que possam viabilizar a entidade em âmbito estadual. Exercícios serão realizados como forma de capacitar melhor os participantes. Simulações acontecerão visando tornar mais realistas as experiências vividas no dia-a-dia.
Público Alvo: A seleção dos participantes priorizará os membros da JulaD/Minas e convidados que possam vir a integrar a entidade em âmbito estadual. Serão escolhidos líderes das seguintes áreas: Empresarial, Estudantil, Partidárias, Religiosa, Esporte, Governamental, Teatro, Dança
Música, Organização de Eventos, Jurídica, Administração, Publicidade e Marketing e Movimento de Mulheres.
Informações e inscrições: www.elaj.com.br