quinta-feira, dezembro 07, 2006

JULAD participa de projeto de inclusão social de jovens do BID

À convite do Programa de Juventude do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID/Juventud (www.iadb.org/youth) e da organização governamental Partners of the Americas (http://www.partners.org/), a JULAD/Brasil passou a tomar parte do Conselho Consultivo do Programa "A Ganar - Inclusíon Social de Jóvens Brasileños através del Esporte".

O programa tem por objetivo a inclusão de jovens em situação de risco social no mercado de trabalho, através de uma metodologia interativa inovadora que exercita a dicotomia cooperação vs. competição por meio de partidas de futebol, utlizando os resultados do trabalho em equipe e da rivalidade construtiva entre os times como base principal de sensibilização e transformação comportamental dos beneficiários. Inclui ainda um sistema de tutoria: cada jovem participante será acompanhado por um mentor, que oferecerá - quando requisitado - conselhos e orientações acerca do mercado de trabalho. Entre os mentores do Programa "Vencer", estarão membros da JULAD/Brasil que detêm atuação destacada em suas àreas profissionais.


Representada no Conselho Consultivo do Programa BID-PA-OEA "A Ganar" pelo advogado Pedro Trengrouse, Secretário de Finanças da JULAD/ Brasil, a entidade participou ativamente de todas as fases de pré-lançamento do programa: desenho, levantamento de recursos, recrutamento de voluntários e celebração de parcerias.

No Brasil, a comunidade escolhida para implementação do programa-piloto está localizada no bairro de Vicente de Carvalho, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Serão organizadas 5 turmas, cobrindo um total de 360 jovens, preservando equlíbrio étnico e de gênero.

A atuação da JULAD foi decisiva na celebração de parcerias. Egresso do Programa de Mestrado Internacional do CIDES, mantido pelo FIFA em cooperação com a Universidade de Monford (Inglaterra), Universidade SDA Boconni (Itália) e Universidade de Neuchatel (Suiça), Trengrouse obteve apoio do Comitê Executivo daquela entidade à iniciativa. Adicionalmente, obteve-se o apoio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) para que o lançamento ocorresse em uma partida comemorativa no Estádio do Maracanã, com a presença em campo de todos os parceiros do Programa e de astros da bola.

O Programa "A Ganar" (ou "Vencer", como foi denominado no Brasil) contou ainda com o apoio da Organização dos Estados Americanos. O Presidente da JULAD/Brasil e consultor da OEA no Brasil, Silverio Zebral representou aquela organização interamericana na partida comemorativa.