sábado, novembro 11, 2006

JULAD recebe missão técnica do Comitê Internacional pela Democracia em Cuba

Entre os dias 05 e 09 de novembro de 2006, a JULAD / Brasil recebeu nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, missão técnica do International Committee for Democracy in Cuba - ICDC (http://www.icdcprague.org/). A missão teve por objetivo manter contatos com lideranças políticas, jornalistas e acadêmicos interessados nos temas relativos ao processo de transição para a democracia que poderá iniciar-se em Cuba com a morte de Fidel Castro, de modo a identificar abordagens-chave e grupos que podem apoiar localmente o início das atividades do ICDC no Brasil.
Composta por membros do Parlamento Europeu, a missão do ICDC foi chefiada pelo Dr. Rexhep Meidani, ex-Presidente da República da Albânia, primeiro presidente eleito após a queda da ditadura socialista naquele país. Teve ainda a colaboração da economista Patrícia Andrade, Diretora-Executiva do Conselho Diretor do Instuto Millenium - IM (http://www.institutomillenium.org/); e do centista político Dr. Hernán Albero, Diretor-Executivo do Centro de Estudios para Apertura y Dessarollo - CADAL (http://www.cadal.org/)

O presidente da JULAD/Brasil, Silverio Zebral, ciceroniou o grupo de representantes do ICDC nas visitas realizadas. O grupo manteve contatos com o jornalista Merval Pereira (O Globo), com o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, com o economista Ilan Goldfjan (IEPECDG/PUC-Rio), com o escritor Roberto Fendt (IL-Rio), com o cientista político Amaury de Souza (MCM Consultores) e com o Vice-Governador de São Paulo, Prof. Cláudio Lembo.

Como resultado direto da visita, o chefe da missão do ICDC, Dr. Rexhep Meidani, comprometeu-se a organizar - com o auxílio da JULAD/Brasil - um braço juvenil do ICDC, que congregará jovens lideranças democráticas de toda a América Latina que queiram se engajar no apoio à dissidência democrática cubana oganizada, com atuação dentro e fora da ilha. Restou programada uma reunião no mês de agosto de 2007, na cidade de Praga, um encontro entre o IDCD e a JULAD/ Brasil para explorar este projeto conjunto.