segunda-feira, dezembro 12, 2005

JULAD realiza Curso de Formação Política em parceria com OEA e BID

A Juventude Latino-Americana pela Democracia (JULAD), em conjunto com o Programa de Estudos Interamericanos da Universidade Candido Mendes (PIAM/CEAs/UCAM), o Escritório para a Promoção da Democracia da Organização dos Estados Americanos (OPD/OEA), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ), organizaram entre os dias 04-12 de dezembro o I Curso Nacional sobre Democracia e Gerência Política para Jovens Líderes Partidários Brasileiros (CALIDEM PP Brasil 2005).

O programa ofereceu conteúdos teórico-práticos sobre instituições, valores e práticas democráticas, facilitando a aquisição de destrezas analíticas que permitam um melhor entendimento dos fenômenos políticos. Fortaleceu as habilidades dos partcipantes no âmbito da gerência política e incentivou o intercâmbio de experiências entre jovens líderes dos distintos partidos políticos presentes (PSDB, PFL, PT, PMDB, PP, PPS, PDT, PSB, PTB e PL).


Entre os professores convidados destacaram-se: Fabiano Santos (IUPERJ), Fernando Limongi (CEBRAP), Roberto da Matta (PUC-Rio), Roberto Izurrieta (GWU), o coordenador do PIAM, Silverio Zebral (BNDES).

A atividade também contou com a presença da classe política: partciparam de jantares-diálogo o Dep. Vilmar Rocha (PFL-GO e ITN), o Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Dr. Antonio Floriano Pesaro e o Dep. Celso Russomano (PP-SP).

Como de costume, ao final do curso, os participantes foram recebibos pelo Governador Geraldo Alckmin no Palácio Bandeirantes, para um café informal. Na oportunidade, Geraldo Alckmin enfatizou a importância do trabalho realizado pela JULAD/Brasil na formação de novas lideranças democráticas.